top of page

Diário de Bordo - Aventura da América do Sul

Protagonistas:

Ventos

Vientos

Estradas

Carreteras

Coadjuvantes bicicleteiros:

Luis Monteiro

Vitória Sefner Pederneiras

Emerson Bittencourt Ferreira

Segunda-feira, dia 14 de janeiro de 2018, Monteiro e Vitória após 4 meses de preparo finalmente partiram de Canoas após contato com o Emerson (17-18h). Emerson parte de Gravataí de encontro com os dois aventureiros em Viamão (23h). Após últimas despedidas e na bela refeição com feijão mexido e pão caseiro os três surfistas do universo partem durante a madrugada rumo a Bacupari (2h). O início do pedal foi marcado pelas adaptações as novas condições: Monteiro com sua bike no modo “monstrão” serpenteando a estrada com seus três eixos e o reboque mais pesado do que sua bike inteira e Vitória em sua primeira viagem com sua bike no modo carga máxima! Emerson estava sussa com a bike na versão super light! Hehe

Terça-feira, após um pedal composto de três furos de pneus e muitos ajustes chegamos em Capivari do Sul, já com o sol presente em nossos rostos, onde pudemos nos deleitar a sombra de uma centenária e clássica figueira, nos alimentar e recuperar nossas energias em um belo descanso até o cair do sol. Finalmente começamos a parte mais sossegada do pedal, pois ao contrário da RS 040 pista repleta de carros, caminhões e ônibus, principalmente os temerosos “Palmares” tirando finos dos ciclistas. Na RST 101 é uma maravilha para esta aventura.

Quarta-feira, iniciamos este dia com o pé no pedal e piscares de luzes sinalizadoras. Curtindo ventos amigáveis e breves chuviscos refrescantes, seguimos e completamos nossa investida asfáltica até a estrada que da acesso à lagoa do Bacopari. Chegamos todos por volta das 2:30. Ainda era cedo e estávamos com uma bagagem repleta de superações. Logo decidimos bivacar e boiar ali. Ao alvorecer partimos ao camping de velho Chico, que hoje é mantido por sua filha guerreira Angelita. Nos acomodamos em começamos a curtir nosso primeiro paraíso point. Adendo: Bacupari é realmente um lugar espetacular com céus impressionantes, lagoas de banho cristalino e cantos arenosos aconchegantes.

Quinta-feira: Após fazer um café forte e revigorante com direito a granola e polenta com milho, partimos abençoados com ansiosas despedidas de nossos amigos Angelita, Jair, Ariel e Samara de nos presentear com belas fotos nossas. Agraciados pela água congelada que Angelita nos concedeu partimos em mais uma jornada rumo a São Simão.

O pedal rumo a esta cidade foi muito interessante, composto de fortes rajadas de vento, em pleno meio dia, seguimos fervorosos, acompanhados por uma nuvem gigante que nos poupava do sol escaldante. Neste trecho houve o registro do nosso primeiro burleu (tombo) que pode ser descrito pela própria protagonista do fato: “Decidi entrar no vácuo do Emerson pois o vento estava me vencendo, quando de repente ele tomou uma rajada de vento muito forte no peito, fazendo sua velocidade diminuir e eu empacotar hehe. Só pensei, caramba! RUN TO THE HILLS, sai do meio da pista Vitória e eu arrastei a bike pesada para o acostamento onde olhei para ele e disse, foi mal. Por fim, após um Sprint final para pegar a venda aberta, realizado pelo monstro do Emerson, chegamos a São Simão e descobrimos que ela não fechava as 21 mas sim as 22, UFA. Ali bivacamos com direito a Wifi, de nome: Pensa numa boia boa e gritos de um bicho esquisito AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, como um bode alucinado.

Sexta-feira, pela manhã fizemos mais uma edição do nosso café reforçado e saímos mais uma vez ao meio dia. Neste pedal, Monteiro iniciou sua saga com sua câmara rasgada, que provocou algumas paradas para concerto. A sorte e o universo estava conspirando a favor, pois, apesar das condições e percalços, foi um pedal agradável. Neste dia conseguimos chegar a Mostardas no meio da tarde. O que favoreceu que conhecêssemos algumas figuras e lugares no local. No fim da tarde fomos agraciados com um belo pôr do sol nas dependências do Camping Poente, onde fomos muito bem recebidos pelo Gilvan. No fim do dia partimos rumo à Tavares em um lindo pedal noturno acompanhados pela via láctea a esquerda, uma imensa lua crescente a direita, com sua cor laranja e um céu com estrelas de brilho tão intenso que pareciam estar logo sobre nossas cabeças. Após degustarmos este belo pedal, pousamos com o famoso flamingo rosa da entrada de Tavares. Nossa alegria era tanta que chamamos a atenção da cidade e acabamos por tomar até um atraque da polícia hahaha.

Sábado, iniciamos este dia com um belo bivaque banhado pela madrugada na beira de um banhado. Todos amanheceram banhados hahahaha. Com a luz do sol fomos ao centro da cidade buscar mantimentos e recursos (banho e ceva). Comemos deliciosos pastéis de siri e marisco e partimos rumo a Bojuru. Quase chegando a cidade fomos recebidos por uma família muito alto astral e acolhedora que nos convidaram para acampar em seu terreno e preparam um xis delicioso. Fomos recebidos por Yarle, Leanderson, Liedson, João, Luís Fernando e Laureci, o casal.


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
Nenhum tag.
bottom of page